DANI NAKAMURA  

# Biografia


Tive meus primeiros contatos com a música bem pequeno, aos 6 anos de idade, quando ganhei meu primeiro violão. Por influência dos meus irmãos, comecei a ouvir rock nesta idade. Minha irmã ouvia Elvis Presley o dia todo e o meu irmão o rock do final dos anos 70.

Mas, a culpa mesmo é do meu irmão Paulo, que me apresentou ao Led Zeppelin, Deep Purple, Kansas, Yes, Frank Zappa, etc... Sons que ele me fazia ouvir, quando eu tinha uns 10 anos.

Fiz aulas de violão com a professora Nida até os 14 anos, quando finalmente ganhei minha guitarra.

No final dos anos 80, comecei a tocar em uma banda de cover, uma febre da época. Curtia muito o rock inglês do pós-punk, mas na banda rolava muito Beatles, Pink Floyd, The Police, Santana, Deep Purple, etc., o que teve influência no meu estilo rockeiro de tocar. Nesta época, eu estudava autodidata e vagabundamente, mas também tive alguns professores particulares.

Em 92, apesar de querer muito, eu não tinha base teórica para entrar em uma faculdade de música. Então, acabei entrando na faculdade de medicina. Apesar disso, encontrei bons parceiros musicais e foi um período musicalmente produtivo.

No mesmo ano que entrei na faculdade, montei um power trio, o Buscopan. Com essa banda fizemos muitos shows, gravamos um disco, e não fizemos nenhum sucesso fora da faculdade. Mas, sem dúvida alguma, nos divertimos muito.

Em 96, ainda no 5º ano da faculdade comecei a tocar profissionalmente acompanhando a cantora Selma Lins. Em 2001, a Selma saiu, e a banda continuou. Por essa banda passaram inúmeros músicos e cantoras, todos queridos e fantásticos, e ainda hoje continua na ativa com a cantora Jú Colombo.

Apenas após o término da faculdade e no final da residência, ingressei no IG&T, onde me formei fazendo especialização em jazz. Tive aulas com os professores Marco Angi e Djalma Lima, com quem ainda estudei por mais alguns anos após o término do curso.

Fiz também o curso de Leitura, Estruturação Musical e Harmonia, com o prof. Ednilson Lazzari, também na EM&T.

Em 2002, iniciei um curso de prática de conjunto, no Sesc Consolação, ministrado pelo músico Fábio Tagliaferri. Durante os 5 anos em que participei tive a oportunidade de tocar com vários músicos dentre eles: Mário Manga, Skowa, Chico César, Danilo Caymmi, Luis Tatit, André Abujamra, Arnaldo Antunes, Pepeu Gomes, entre outros.

O curso foi fundamental na minha formação musical, principalmente pela convivência com o grande músico Fábio Tagliaferri. Foi quem me incentivou a começar a escrever arranjos. Uma das minhas maiores influências na música. Acabou se tornando um grande amigo e parceiro musical. Em 2008, ingressei nos cursos de Harmonia e Arranjo do professor Cláudio Leal Ferreira, para aprimorar mais meu trabalho de arranjador.

Hoje, toco em bandas de estilos variados, tendo como especialidade o rock-pop, blues e jazz; trabalho com mixagem de CDs; arranjos e também dou aulas particulares de guitarra.


voltar

 
 
Entre em Contato
Nome
Mensagem 
Cidade
E-mail